Fala Produtor
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 16/06/2018 07:33
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 16/06/2018 07:28
O BC, banco central do Brasil, é o guardião da moeda, tem como função preservar o valor dessa mesma moeda. E devolvendo a provocação, cade os vivandeiros, os fofoqueiros maledicentes, para provar que o estudo do BC está errado? Em tempo o PSI é o programa de financiamento pelo qual os grupos do fracassado ministro Blairo Maggi, conseguiu o empréstimo de 3 bilhões, conforme a denuncia protocolada no senado pela advogada Janaina Pascoal, durante o governo Dilma, que ele apoiou e que é mantido em sigilo até hoje.
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 16/06/2018 07:23
O Brasil passa por mais uma crise. E por que somos atingidos tão facilmente por crises sucessivas? ... O Agro tão forte, cantado em verso & prosa, vive a máxima: "Cada dia um espanto". Uma hora é o dólar, guerra comercial EUA X China, fundos reposicionando posições em bolsa. As variáveis naturais da atividade, como o clima estão sendo colocadas em segunda instância, pois essas, embora sejam aleatórias, têm menor frequência e, provavelmente nos dias atuais, causam menos estragos. Enfim, são tantos os motivos, que vivemos tesos que nem "bode embarcado".
Na economia, a riqueza é o resultado da produção de bens e serviços. O Brasil optou na produção de commodities primárias, como as commodities agrícolas e minério de ferro.
O preço do bem produzido é dado pelo mercado. Não adianta ficarmos bravos porque o preço está baixo. Devemos procurar alta produtividade e baixar o custo de produção.
Sei que falar é fácil difícil é fazer... Escuto, que dá "porteira pra dentro" o produtor é eficiente, o "pobrema" está da "porteira pra fora". Aí é outros quinhentos, ou melhor, para resolver é necessário políticas públicas "eficientes" (PPE). Quando cito PPE, não é para conceder privilégios ao setor, mas construir um ambiente favorável para que a atividade não seja "bloqueada" com tantas "normas". Isso porque "Norma" é nome de mulher e, não nome de uma proibição de um bando de burocratas.
E como vamos conseguir a aplicação dessas PPE?
VOTANDO COM CONSCIÊNCIA & RESPONSABILIDADE !!! ...
EH! ... NÃO APENAS ISSO... COBRARMOS TODOS OS DIAS, PARA QUE OS COMPROMISSOS DE CAMPANHA SEJAM CUMPRIDOS...
ISTO VAI EVITAR... QUE NO ACORDAR PARA MAIS UM DIA... NÃO TENHAMOS "UM ESPANTO"...
-
cleber zorzan dos santos assis chateaubriand-Pr - PR 15/06/2018 19:20
Será que as cooperativas do oeste do Paraná vão nos repassar os prêmios na soja e no milho que os chineses vão ter que pagar para carregar soja e milho aqui do Brasil ? Porque aparentemente não existe soja e milho suficientes em outros Países para suprir a demanda Chinesa..., a soja na Argentina foi dizimada por seca, então podemos esperar que se nada mudar na guerra comercial entre EUA E CHINA, o Pais asiático irá bater à nossa porta atrás de grãos, porque a fome urge..., na questão do milho tivemos quebra significativa em 08 países importantes na produção global, vamos ter os menores estoques mundiais de passagem dos últimos 45 anos, e a nossa safrinha foi castigada pela seca em grandes estados produtores, como é o caso do MS que de Bandeirantes MS a Mundo Novo MS, trajeto da BR-163, o que se vê são plantas que mal saíram do chão..., no Paraná praticamente igual, municípios inteiros com plantas que não saíram dos 50 60 cm de altura, tivemos vendavais também em praticamente todo o estado, oeste de são Paulo também com sérios problemas com estiagem, sem contar algumas quebras pontuais com secas em partes do MT... , pois bem, é fato que a safrinha será curta, porque só DEUS faz milagres, agora eu pergunto a todos que eventualmente lerem isso aqui, e me corrijam se estiver errado... e é mister dizer que aceito opiniões..., será que esses estoques de milho que estão ai somados a esse ?milhozinho? que tem ai para ser colhido serão suficientes para atender toda demanda da industria nacional, atender toda demanda com exportações para Países que costumeiramente compram milho do Brasil e ainda atender a demanda excepcional Chinesa que virá de boca aberta e com muita fome para comprar nossos grãos aqui ?? Será que vão conseguir segurar os preços ?
-
Luciano Pompilio Brescansin
Anaurilandia - MS
Cadê o prêmio que estava aqui? O frete comeu...
-
samuel de aguiar luz
sabáudia - PR
Cleber, tambem penso exatamente igual a voce..., a resposta à sua pergunta deve ser feita no dia da assembleia de sua cooperativa, na frente de todos cooperados..., pois, do contrario, nunca será respondida...
-
ronaldo josé fontana
Cerejeiras - RO
Concordo com teu comentário Cleber, não só as cooperativas como os demais compradores não irão repassar os prêmios e vc sabe por quê? Por que eles vem de um histórico confortável de produção e estoques de grãos e sabem que o produtor vai produzir ainda mais para poder pagar os custos de produção... Quando deveriam fazer o contrário, tirar totalmente o pé desse maldito acelerador, chega de ostentar produtividade..., o produtor tem que reduzir investimento esse ano, certamente se a boa produção americana se confirmar, eles terão um grande estoque de passagem e, somado aos possíveis mais de 120 milhões de toneladas produzidas aqui, certamente iremos vender soja próximo dos U$ 7 o bushel....
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Cleber, eu vou emitir opinião. No mercado financeiro existe muita fofoca, essa é uma forma de desviar a atenção dos fatos que realmente importam. Fofoqueiros, maledicentes, pessoas que odeiam por gostar de odiar, principalmente tudo o que é bem sucedido. Então gostaria que você deixasse de lado todas as considerações do seu comentário e pensasse exclusivamente no que vou dizer. Primeiro o dólar, do inicio do ano até agora mais de 20% de desvalorização, ou seja, a soja que está 80 no porto, estaria 64 se o valor da moeda estivesse estável. Isso é matemática pura e simples. Segundo, os especuladores da bolsa não olham para as noticias, olham os fundamentos e fundamentos não são a mesma coisa que fofoca de comadres. Quem diz que entende a complexidade do acontece está se auto enganando. Pois bem, os fundamentos são os estoques da Conab, dados que são confiáveis no presente momento, e temos um elevado estoque, é fato. Os dados são as exportações já embarcadas que serão fornecidas pela Secex, apesar de ninguém saber quando. Ganha quem sabe analisar os dados e tiver sorte, muita sorte, pois o mercado está sempre sujeito a todo tipo de influencia imprevisível. As pessoas pensam que a soja não pode ir a 7 dólares em Chicago, e pode. Todos esses que não realizam lucro esperando sempre mais, acabam por despejar um caminhão de impropérios em cima dos que realizam esse lucro. Outro dia conversando com um amigo trader, falamos sobre o mercado não estar nem aí para a opinião de ninguém. O mercado está sempre certo, quem precisa mudar de atitude somos nós. Perdoe os chavões, mas não me ocorre nada melhor que isso no momento. Por fim, editei a tabela da Secex que tras os dados até 9 de junho em comparação com o mesmo período do ano passado, dados consolidados, sempre dizendo que existem outras comparações possíveis, como a com o mês anterior. O resto é tudo análise, que tanto pode estar certa como errada. https://midiaagricola.wordpress.com/
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Vou contar também uma história que aconteceu essa semana. Em conversa com esse amigo que citei acima, que também é negociante de opções, ele me falou de um pivô de baixa no preço do trigo. Respondi que era possível sim uma venda para tentar ganhar 20 centavos de lucro, dez minutos depois o trigo caiu 10 centavos e no outro dia chegou a uma queda de 18 centavos, não atingindo os 20 da análise técnica. Depois subiu e devolveu os 18 centavos. A pergunta que faço é a seguinte, se ele não realizou o lucro nos 18 centavos, a culpa é minha por ter uma expectativa de 20?
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
O ponto aqui é, nós acertamos a análise, e acho que a operação, chamamos assim... operação financeira, ainda está em aberto e no lucro. Mas suponhamos que o preço resolva subir e ele não tenha realizado esse lucro, vindo a incorre em prejuízo, alguém poderia ser responsabilizado pela ganancia dele em querer ganhar 1 ou 2 pontos a mais? Encerro dizendo que quem negocia no mercado financeiro está sujeito as mesmas emoções e sentimentos de quem negocia no mercado físico. Se você não admitir o erro, quebra.
-
Elton Szweryda Santos
Paulinia - SP
As boas cooperativas (que são minoria), sim, irão repassar..., já a maioria.... desisti de cooperativa, me entendo melhor com o setor privado. Cooperativas lembram as entidades coletivas da antiga URSS.
-
cleber zorzan dos santos
assis chateaubriand-Pr - PR
Meu caro colega Rodrigo, a meu ver suas explicações são sempre relativas à questões cambiais e financeiras, ... e a meu ver, todo mundo no Brasil sabe que o cambio é flutuante e uma criança de 12 anos sabe calcular a formação dos preços tendo em vista a oscilação do dólar... , na verdade me referi a questões fáticas que vossa senhoria pode comprovar pegando seu carro e percorrendo por exemplo de São Gabriel do oeste MS a Mundo Novo MS ( 675 km) e de Guairá PR a Maringá PR, passe também pelas regiões de Iepê, Nantes, Gardênia entre outros municípios do Estado de são Paulo..., Vossa Senhoria vai poder analisar se o que eu disse é conversa de comadres.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Sr. Cleber, pedi lá no inicio do comentário que deixasse de lado suas considerações, tá bem claro lá. E já que o Sr. deve ter bem mais de 12 anos poderia calcular prá mim qual a variação real do preço do milho em dólares e em reais desde o inicio do ano?
-
leandro carlos amaral
Itambé - PR
Papéis, papéis, papéis, ... deveriam participar do mercado somente quem tem produto, esse mercado de papéis não passa de uma lavanderia... um dia ainda vão comer papéis. ...
-
Virgilio Andrade Moreira
La Paloma
Pura especulação! Kkk. Só vende quem não tem saída. Afffff !!
-
Luciano Pompilio Brescansin
Anaurilandia - MS
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS 15/06/2018 14:53
PREZADOS SRS, me perdoem ocupar este espaço para comentar sobre o lula preso ser comentarista da copa, o que me deixa louco não é o comentarista(comediante) mas sim a classe(auto valorização) de uma imprensa, jornalista com filosofo deste...putz , eu devo ser um otário mesmo em escutar!!!
-
carlo meloni
sao paulo - SP
A finalidade e' manter o ladrao Ali Baba' em evidencia, para que os outros 40 tenham condiçoes de continuar roubando...
-
carlo meloni
sao paulo - SP
-
Breno Bicalho Oliveira - MG 15/06/2018 12:54
Parabéns ao NA pela iniciativa..., de uma forma divertida conhecemos os países e suas potencialidades no agronegócio!! Vamos colecionar!! Abraços!!
-
Roberto Patriarca Taquarituba - SP 15/06/2018 12:46
E como fica o mercado da soja no Brasil ?? com esta disputa comercial entre EUA e China
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Sr. ROBERTO, aguarda dar a dor de barriga nos chineses o Srs irão ver o preço do soja....
-
Walaf Ribeiro de Mello
Barbosa Ferraz - PR
...a principio vai ser uma loucura, pois não poderemos mais tomar Chicago com base, e posteriormente, se persistir a taxaçao, acho que teremos otimas oportunidades para nossa soja e pessimas para os estadunidenses.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Veja que qualquer intervenção do Estado no mercado causa um "desiquilíbrio". Vai desde uma pequena taxação até essas atitudes trumpianas !!!
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
-
Juliane Matheus Laurani Campo Mourão - PR 15/06/2018 12:12
Estou ouvindo e lendo em muitos lugares que quem vai pagar a conta do tabelamento do frete sao os consumidores. ESTAO ERRADOS!!!
No caso dos agricultores são os proprios agricultores que nao podem aumentar por quanto vendem seu produto -- quando algo na cadeia muda. Nosso produto é precificado de outra forma... e se o frete aumenta o impacto é direto nos nossos bolsos, sim senhor.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
E quando o governo desvaloriza a moeda em 25% em 4 meses, quem é que paga, dona Juliane?
-
Juliane Matheus Laurani
Campo Mourão - PR
Boa tarde Rodrigo, aqui quem fala é o Matheus eh que puxou o nome errado ali. Nao entendi sua pergunta e o que esse assunto tem a ver com o outro. E pelo que eu saiba o governo esta atuando diariamente com o BC para tentar valorizar nossa moeda e nao desvalorizar.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Mateus, de fevereiro até o topo da desvalorização, o real perdeu 25% do valor, em 4 meses portanto..., isso é incorporado imediatamente nos preços das commodities, embora para os estrangeiros fique mais barato, para os brasileiros acontece o contrário fica mais caro... O BC não está tentando valorizar a moeda, está tentando conter a desvalorização, o que é coisa muito diferente. Ou será que todos esqueceram a quebradeira dos industriais e dos granjeiros quando o dólar bateu 4 reais no governo Dilma? Isso afeta também o preço dos combustíveis, sai do bolso de uns para o bolso de outros, isso não é livre mercado nem aqui nem na China.
-
Roberto Cadore
Cruz Alta - RS
Os produtores precisam começar a deixar essas tendências corporativistas, que são absolutamente normais, mas que já não convencem mais. A verdade é que toda a sociedade já está pagando pelos prejuízos da greve, uns mais outros menos. O já pequeno crescimento do país foi comprometido e afetará no ano que vem, inclusive o valor do salário mínimo, ou seja, toda a massa salarial desse país e ainda, os já combalidos aposentados. Triste.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
-
alexsandro peixoto leopoldino canarana - MT 15/06/2018 11:22
Quem dos dois precisa mais????
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Sr. ALEXSANDRO, os EUA apenas vai assinar a quebradeira na China, agora vem a dor de barriga dos chineses, pode esperar!?
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
-
Edmundo Taques Ventania - PR 15/06/2018 10:35
Bom dia meus amigos!! Gostaria de saber dos colegas que entendem bastante do seguro agrícola americano, e afins. Gostaria de saber como funciona?? Meu ponto é: Com a soja batendo perto dos U$$ 9,00 em Chicago e os cash bids internos lá já abaixo disso (U$$ 8,82), qual a possibilidade do produtor americano simplesmente abandonar a lavoura, não gastar mais um dólar nela e requerer esse seguro?? Será que as lavouras americanas, nesse preço de U$$ 9,00 continuarão a receber o devido cuidado e trato cultural para continuar na tão largamente divulgada "Condições Excelentes"??? Se algum colega puder me responder desde já agradeço.Abs
Obs: Depois dessa, tenho comigo que aquele numero inicial de 73 milhões de toneladas que o Brasil iria exportar, irá aumentar, os Chineses acho que vão vir inclusive atrás da soja que seria do mercado interno daqui, agora que o Trump taxou os produtos Chineses. Cabe a nos segurar a soja agora e esperar os Chineses subirem o premio (teria que estar o dobro de hoje), afinal soja em volume pra eles só tem aqui e vão inclusive em cima da soja destinada ao mercado interno
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 15/06/2018 08:53
Somos instrumentos de um sistema "estica X encolhe". Explico.
Quando cito "instrumento", subentende-se que somos condicionados a nos comportarmos dessa maneira.
Na economia do livre mercado, a queda de preços de um determinado bem, no caso as commodities agrícolas, está vinculado ao aumento de produtividade e da eficiência dos métodos de produção. Ocorre que as políticas dos diferentes países produtores, cria uma concorrência desleal, pois os insumos de produção representam pesos completamente diferentes no custo de produção.
O Brasil, tem ao longo do tempo, usado inteligentemente seus recursos naturais, tornando-se um player de mercado, mas seus agentes da produção, têm sofrido sucessivos e recorrentes, reveses de políticas públicas, ora na taxa de câmbio, ora na instabilidade jurídica, ora na taxa de juros e, de "oras em oras", são décadas de incertezas que os sobreviventes do setor, contam em rodas de conversas como "troféus de batalhas vencidas".
Mas são necessárias todas essas batalhas, se o país tivesse um sistema de representação diferente?
Se aqueles que são responsáveis em definir as políticas públicas, tivessem uma consciência da realidade, não "errariam menos"?
No caso, o sistema de votação distrital puro, coloca o eleito em constante contato com seu eleitorado, diminuindo bastante a possibilidade de tomadas de decisões "ausentes da realidade" de seus representados e, se durante a legislatura, o eleito se distanciasse de seus eleitores, o "recall" é uma boa ferramenta para "consertar" a escolha errada. Não se precisa esperar o tempo total do prazo da legislatura para "substituir" a peça errada no sistema.
Não é o melhor dos mundos, mas com esses mecanismos, o "estica X encolhe" seria menos traumático.
-
Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR 15/06/2018 07:33
Bom dia , o Sr.Liones sempre alertou, essa briga não traz nada positivo pra nós, dito e feito, insumos nas alturas, soja naquela base, nem a quebra da Argentina se houve falar!
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
Sr. ADALBERTO, aguarde, e o tempo lhe dará a melhor resposta, os EUA (TRUMP)apenas começou a botar ordem contra a China, vai ser um Chororo...
-
DOMÊNICO ANTONIO PERTILE
Horizontina - RS
-
Carlos Rodrigues 15/06/2018 06:58
E vão continuar a descer...as noticias são boas demais e os produtores devem estar alegres com as suas colheitas , será que não há ninguém com sabedoria para explicar que o mercado cada vez esta mais desajustado entre a oferta e a procura??
-
Leandro de Sá Planalto - PR 15/06/2018 02:16
Esse governo incompetente, que nunca fez o dever de casa, tentou empurrar as decisões duras com a barriga... agora que a conta chegou ainda se nega a assumir seus grotescos erros. A sociedade e os trabalhadores não tem o que, e com o que, pagar... tabelamento de frete é intervenção na oferta e procura... estariamos melhor sem esse tal governo... (ou deveria dizer "desgoverno").
-
erico jose pereira da veiga
cruz alta - RS
Esse governo "incompetente" assumiu após 13 anos de mandos do pt. Caos absoluto e amplo. Claro q a sociedade não tem como pagar, porém o apoio desta mesma sociedade a greve prova a sua alienação. Temer não negociou, pois com a faca no pescoço, aceitou a pauta das transportadoras . Tivessem os grevistas-intervencionistas pleiteado a revogação da lei da oferta e demanda, seriam tbm atendidos pelo governo hehe.. Concordo q tabelamento e economia de mercado livre só no Brasil
-
erico jose pereira da veiga
cruz alta - RS
-
Régis Venzke Campo Grande - MS 15/06/2018 02:14
A crise está aí!!! Chegou de uma vez por todas ao nosso setor... Logo, devemos trabalhar juntos para que mais rapidamente possamos vencer.
Preço dos grãos baixos... frete alto.. o governo enchendo os bolsos com os impostos.. mão de obra cara... combustível caro....
Nós temos, uma parte grande em nossas mãos, para ajudar a solucionar esse enorme problema.
DIMINUIR ÁREA PLANTADA
ISSO MESMO
Menor área plantada = menor oferta, menores gastos com combustíveis e mão de obra, não compra de equipamentos e máquinas novas... tudo isso trará uma série de BENEFÍCIOS
entre eles:
aumento imediato em Chicago porque a próxima safra será menor.
Baixa nos preços do frete, menores compras de insumos e menores vendas de grãos diminui demanda por frete.
Baixa no diesel, irá sobrar ao invés de faltar.
E talvez o principal, menos dinheiro para o governo, pois gerará menos impostos com isso menos roubos.
E outra sugestão prática para não ficarmos apenas jogando opiniões aos 4 ventos.
Procurem fazer mais permuta, escambo, troca de produtos, isso também fará girar menos moeda, diminuíremos mais um bom tanto de impostos e evitaremos mais roubos.
Bem como menor consumo de luz, bebidas alcoólicas, refrigerantes, cigarro, comida industrializada, pois mais da metade do valor que gastamos nestas coisas que podem ser evitadas vão direto para o bolso do governo.
É bom se mais colegas derem suas sugestões práticas para o dia a dia, e assim encontraremos o que nos une e mais rapidamente venceremos essa situação tenebrosa.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Régis, não seria o "último prego do caixão"?
Sim, me refiro, como a última medida para "enterrar de vez" os heróis da atividade, pois é sabido que, quando a oferta de um produto diminui, seu preço sobe, mas outros produtores vão tentar ofertar esse produto que está com preço bom, aumentando a oferta.
Os países do hemisfério Norte tem o período de produção de soja e milho entre os meses de Maio a Setembro. Se a oferta desses produtos for abaixo da normalidade dos países do hemisfério Sul, com consequente aumento de preço, os países do Norte vão buscar preencher essa demanda. No próximo plantio do Sul, provavelmente esse deficit de oferta já não existirá mais, a não ser no mercado interno, cujo governo adora fazer contratos bilionários de importações de trigo, álcool, óleo diesel, sondas de perfuração de petróleo, etc...
-
Régis Venzke
Campo Grande - MS
Sr. Paulo, não tem como sabermos se é o último prego.
Da sua explanação discordo, respeitosamente, totalmente dela.
Porque ela vai para o mundo do "Se".
Se fizer isso talvez aconteça aquilo.
Estou sendo prático e gostaria de ler mais desafios neste sentido.
Como um colega sugeriu diminuir em parte os investimentos em insumos nesta safra.
Vou dar um exemplo de como temos sido fantoches e continuamos sorrindo e abastecendo o bolso de nossos manipuladores.
Todos sabem que as estradas são ruins no Brasil causam danos aos veículos e põem vidas em risco, todos sabem que o combustível é caro no Brasil e todos sabem que existe a indústria da multa:
Mas ainda assim se prefere correr pelas estradas, sendo que não é dada a condição para correr.
Colocamos a vida em risco, damos manutenção cara, temos uma média pior de consumo e aumentos a probabilidade da multa.
O que deveria ser feito neste caso?
Este exemplo vale para a crise, o que deveria ser feito?
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Vale dizer também que o BC do Brasil não é independente e que por isso a moeda brasileira é uma biruta. Tanto a moeda como os financiamentos no Brasil, obedecem critérios estabelecidos por políticos, que sempre colocam seus interesses acima dos interesses dos brasileiros.