Fala Produtor
-
LEONARDO GONCALVES VARGAS Alegre - ES 26/02/2026 11:51
Comentário referente a notícia: O papel do engenheiro agrônomo na realidade contemporânea, por Décio Luiz Gazzoni e Antônio Márcio Buainain-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
CADA IDEIA SEM PE" NEM CABEÇA----Ja pensou como funcionaria na agricultura familiar ?---Todos os lavouristas que conheço tem um engenheiro agronomo dando suporte, fora as firmas que vendem adubos, sementes que complementam a tecnica a ser adotada----Essa ideia da obrigatoriedade so' pode nascer na cabeça imbecil desses dois articulistas----GENTE ISSO FAZ CRESCER O NOSSO DESEJO DE LIBERDADE CONTRA ESSAS PESSOAS QUE QUEREM PINDURAR EM VOCE -----Alias aproveito o gancho para sugerir aos colegas o maior rigor na seleçao dos funcionarios---Nao empreguem petista porque ser petista quer dizer pessoa conivente com o roubo e todo tipo de desonestidade----Funcionarios que desviam venenos na mistura, desviam diesel, conheci um que tinha ressentimentos com o patrao', quebrava propositalmente as maquinas, denunciava quaisquer pequenas manovras para a policia ambiental---PESSOAL MUITO CUIDADO COM OS PETISTAS
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
-
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP 24/02/2026 00:58
Esses índios invasores, também são manipulados por políticos locais, amigos dessas ONG. Ô região triste, onde as pessoas adoram viver de migalhas, e não conseguem progredir ou evoluir.
Comentário referente a notícia: Às vésperas do início da colheita da soja, produtores do Pará vivem angústia sem ter onde entregar safra 25/26 -
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP 23/02/2026 23:04
Essas ONGS que manipulam os indígenas, querem quebrar o Agro negócio, para poder formar um novo país, dentro da Amazônia, e explorar seus recursos naturais.
Comentário referente a notícia: Às vésperas do início da colheita da soja, produtores do Pará vivem angústia sem ter onde entregar safra 25/26-
luiz campos
bambui - MG
Seria o ideal mas na pratica vejo como dificil isso. Como nao rememorar palestras e mais palestras, numeros e mais numeros praticamente dizendo plantem que o retorno , exceto por condicoes climaticas, sera garantido. Fica o alerta, no proximo momento de "vacas gordas" muitissimo cuidado com os investimentos, a pernarda tem de ser mais curta, me parece que criamos uma "bolha" que vai de cabo a rabo na cadeia. Tudo encareceu no oba oba, a especulacao imperou, arrendamentoa foram a niveis inimaginaveis e nao voltam para patamares aceitaveis, as multinacionais de maquinas e quimicos geraram lucro alem da conta e agora diminuem suas operacoes no brasil sem muito constrangimento. Que fique a licao em outra bonanca que passamos a discutir se isso sera sustentavel ou nao.
-
luiz campos
bambui - MG
-
Marcelo Costa Paracatu - MG 19/02/2026 10:58
Eis aí a notícia que deveria fazer com que o sojicultor brasileiro tomasse uma providência a seu favor. Ele mesmo, por conta própria. Um ato de contenção e juízo. Trata-se de um aviso que não deveria ser ignorado. O alerta é prévio, muito prévio e bem claro. Façam as contas! Se o volume atual já pressiona a remuneração do produtor brasileiro, imagine com esse aumento, caso as projeções se confirmem. Então parece claro o raciocínio. Enquanto o produtor não inaugurar um movimento de gestão estratégica de oferta continuará se lascando. Simples assim! Não tem como despejar esse tanto de soja no mundo e esperar preço. Não adiantará brigar com os números depois da soja semeada. Ou esperar que outra região, outro país colha mal. Ou amargurar-se. A providência deve ser anterior. E a verdade é que tal medida já deveria ter sido tomada mesmo antes dessa notícia. Todos estão avisados e o choro é livre. As RJ´s também! Mais caras, mas livres. E por enquanto.
Comentário referente a notícia: USDA: Outlook Forum projeta área maior de soja e menor de milho para safra 26/27 dos EUA-
anderson boff
missal - PR
Exatamente Marcelo, todos evoluem menos a agricultura, o princípio básico da formação de preços na agricultura é oferta e demanda, partindo desse princípio deveria se fazer uma projeção dos próximos 5 anos qual seria a demanda pra daí se definir o aumento, mais a gente sabe que a agricultura é muito desigual, produtores pequenos em regiões de clima ruim é inviável aumentar mais produtores grandes em regiões de clima bom continuam aumentando, mesmo com pouco lucro, com vários riscos, inclusive jurídicos. Mas infelizmente é assim a agricultura só diminui e equilibra a oferta e demanda quando dá uma catástrofe climática ou uma quebradeira grande
-
Nadir Sousa
Gameleira de Goiás - GO
Não será a soja o café do século XXI?
-
luiz campos
bambui - MG
Seria o ideal mas na pratica vejo como dificil isso. Como nao rememorar palestras e mais palestras, numeros e mais numeros praticamente dizendo plantem que o retorno , exceto por condicoes climaticas, sera garantido. Fica o alerta, no proximo momento de "vacas gordas" muitissimo cuidado com os investimentos, a pernarda tem de ser mais curta, me parece que criamos uma "bolha" que vai de cabo a rabo na cadeia. Tudo encareceu no oba oba, a especulacao imperou, arrendamentoa foram a niveis inimaginaveis e nao voltam para patamares aceitaveis, as multinacionais de maquinas e quimicos geraram lucro alem da conta e agora diminuem suas operacoes no brasil sem muito constrangimento. Que fique a licao em outra bonanca que passamos a discutir se isso sera sustentavel ou nao.
-
anderson boff
missal - PR
Só esqueceu de mencionar também a infraestrutura cada vez mais cara e caótica, encarecendo cada vez mais o custo
-
Marcelo Costa
Paracatu - MG
Pro lado errado tudo dá certo!
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
ME FAÇA ADIVINHO E TE FAREI RICO---Se essa noticia e' verdadeira diminua a soja e aumente o milho na primeira safra, ja' que muita gente esta' enveredando para o sorgo na segunda safra
-
Arlindo Pontremolez Varalta
Ibirarema - SP
Excesso de producao precos baixos. Agricultor endividado nao ve outra opcao que plantar mais, para isso endividar se mais e oferecer maior volume no mercado e precos seguem caindo .....e assim segue a carruagem , maior oferta , demanda estagnada ou caindo e precos despencando . As lojas de agroquimicos, revendas pecas mantem a suas margens de lucro , bancos nem o que falar , e o agricultor na sua grande maioria , sem entender nada de gestao " custos mal calculados , cada dia mais estica a corda com o laco no pescoco , enquanto isso as bolsas ,e os seus poderosos players se alegram , ....Tudo se resume em oferta e demanda e enquanto o produtor nao entender isso sera um mero escravo do sistema global !!
-
Marcelo Costa
Paracatu - MG
O produtor caiu numa arapuca bem armada. No auge do frenesi, deixou-se levar e todo mundo tirou uma lasquinha — e vem querendo ainda mais. Alguns mais velhacos se seguraram. Se o produtor não aprendeu agora, na dificuldade, Deus tome conta pelo menos dos que sobreviverem à crise. Essa história de 'Agro' é conversa. Produtor é produtor; Agro é Agro. O produtor faz parte do tal Agro, mas não é ele. São coisas distintas. A JBS, por exemplo, é essencialmente Agro. Está com dificuldades? Nem de longe! Está voando baixo. Enfim, com essa história de Agro pra lá e pra cá, a população — não toda, é claro — tomou birra do assunto e acha que todo produtor (que é visto como o 'todo') está muito bem. E sabemos que não é verdade. Entrei num elevador com uma senhora que me viu de botina e perguntou se eu era do Agro. Respondi que agora sou só da roça de novo. Como meu pai, meu avô e por aí vai. Gente que dava pernada curta e não deixava ano bom subir à cabeça.
-
anderson boff
missal - PR
-
Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS 18/02/2026 07:39
Fiscal da Receita Federal não pode Fiscalizar a todos ?? Não somos todos iguais perante a Lei ?? Que Democracia é essa ?? Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Comentário referente a notícia: Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Na Democracia seletiva, as instituições que foram
aparelhadas pelo ativismo político, utilizam todo o seu saber jurídico, em procedimentos de 2 pesos e 2 medidas, conforme seu interesse.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Não é uma maravilha, o mesmo juiz que engavetou a rachadinha do Fabrício Queiroz, também anulou a Lava Jato, e libertou todos os corruptos, até o Cabral se deu bem.
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
O famoso 6x1, quer dizer que para cada bolsonarista dando duro, tem 6 petista recebendo auxílio do bolsa familia
-
Mario Afonso Klein
Passo Fundo - RS
Na agricultura é 7 X 1 mesmo.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Ao defender a redução da escala 6 x 1 o partido dos trabalhadores defende a ociosidade e não o trabalho, portanto não merece o nome de trabalhador, deveria ter um outro nome.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Pior que a Escola de Samba petista, que foi rebaixada no Carnaval carioca, disse que evangélico ou católico, é família em conserva.
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
Finalmente Deus começou a interferir,,em várias coisas-- O ambiente no STF ficou embaralhado, a briga do banco Master entre banqueiros que co tribuem para FGC e os petistas que montaram um esquemao para se apropriar do dinheiro do FGC
-
Nadir Sousa
Gameleira de Goiás - GO
Rapaz, se ele não interviu na cachorrada que as igrejas aprontam , vai interferir no STF?
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Interferiu sim. Teve um papa Argentino Comunista, que já se foi.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Tem ainda a vitória do Trump, Prisão do Vorcaro, e todos os podres que vem vindo à tona, e o que ainda está por vir, fora a Economia, que eu não sei se aguenta até as eleições.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
E ainda: " Organização criminosa, quanto mais se investiga, mais M* aparece ".
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
O Carma que Bolsonaro está passando, é o mesmo que Jesus passou. Porém, com o poder de nossas orações, acredito que vai se recuperar, e talvez, até trocar de lugar, com determinado cidadão !
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Tem também a possibilidade do clone de 9 dedos de Troncoso ser real.
-
Arlindo Pontremolez Varalta
Ibirarema - SP
Vivemos numa grande mentira fabricada pelos meios de comunicacao , que sao subservientes do sistema global . As noticias em que a maioria se basa pra a tomada de decisoes e criacao da sua base de conhecmentos sao as que , a midia na sua grande maioria corruptas , querem que vc creia .
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Várias midias e sites esquerdistas, ou progressistas tem opiniões surreais, ou raciocínio ilógico, mediocres, tendenciosos ou decadentes, apenas os leio por curiosidade, para saber como esta a evolução humana, porém tenho opinião própria, e não deicho me influenciar.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
-
ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR 16/02/2026 18:53
O resto... Corretor fdp!
Comentário referente a notícia: Nova safra de trigo do Brasil deverá ser desafiadora, com concorrência no campo e pressão internacional no mercado -
ANGELO MIQUELÃO APUCARANA - PR 16/02/2026 18:52
Trigo não muda e não ajuda, ou melhor, ajuda quem vende os insumos e sementes, e também os moinhos. Estou pensando seriamente em vender minhas sementes , plantar aveia preta e um pouco de branca, o reto vai no milho. De todas as citadas, só não tenho o milho, a semente minha.
Comentário referente a notícia: Nova safra de trigo do Brasil deverá ser desafiadora, com concorrência no campo e pressão internacional no mercado -
Miranildo Gueiros Alves Garanhuns - PE 16/02/2026 15:09
Muito legal esses mapas de previsão diário e semanal. Voces deviam usar mais esses mapas diários também nas notícias escritas. Valeu pela inovação.
Comentário referente a notícia: Chuva chega mais amena no Centro-Oeste e favorece manejo de colheita até o meio da semana -
Gilberto Rossetto Brianorte - MT 12/02/2026 14:58
E o Senadores estão fazendo o quê? São eles os únicos que podem cassar o mandato do ministro do STF. Pelo jeito vão continuar omissos e covardes. Da minha parte esqueçam reeleição de qualquer dos senadores.
Comentário referente a notícia: "Se gritar pega ladrão…" Celular de Vorcaro é a caixa de Pandora de Brasília, por Ronaldo Fernandes -
Marcelo Costa Paracatu - MG 09/02/2026 10:33
Enquanto o agricultor não tomar frente ou participar ativamente da divulgação dos números da safra continuará refém da narrativa do comprador e do governo. Um padrão tem se repetido safra após safra: estimativas infladas, a despeito de relatos técnicos de redução de produção aqui, acolá. Terminada a colheita, comprador e governo reportam: "Ah, foi um pouco menor do que estimamos inicialmente". Ocorre que aí a soja já foi comercializada em seus números e termos. Quem conseguiu segurar, segurou. Comprador e governo estão certos. Cada um defendendo o seu. Até o USDA, que é concorrente, costuma ser mais honesto quanto às nossas estimativas. Mas enquanto o produtor não parar de chorar isoladamente e resolver apertar seus representantes nada mudará. O certo deveria ser o produtor "chegar junto" toda vez que comprador e governo divulgar estimativa: "Opa, tá certo, tá exagerado, e aquele problema de clima ali, entrou na conta?" Ou simplesmente ter seus próprios números. "Eu sei o tanto que plantei e vou colher é tanto e tá falado!" O triste é que as entidades criadas para representação do agricultor se multiplicaram e se politizaram de tal maneira, que passaram a ser encaradas apenas como trampolins políticos. Ninguém quer comprar essa briga em nome do produtor. Nem quem foi criado só pra isso. Se ganha quem falar mais alto ou simplesmente falar, então precisamos arranjar um jeito de gritar.
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
Previsão é pré visão
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
Eu sou do tempo quando o pessoal
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
Consultava os dados dos Estados Unidos que atravez do satélite media a área planteda
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
-
Gilberto Rossetto Brianorte - MT 09/02/2026 09:54
Que belo exemplo de governança! Se o teu país é formado por deserto (não é o caso do Japão), pela falta de água, por terremotos, maremotos, tufões, geleiras, quase impossível de alterar essas características, sempre vai ser um desafio e de difícil solução. Mas quando o país é livre de tudo que citei e ao contrário tem água, petróleo, energia, e muitos recursos naturais a serem explorados, no entanto, tem governantes incompetentes, esdrúxulos, populistas, corruptos, mentirosos, demagogos você tem um problema de fácil solução e resolvível, tem solução. Portanto amigos, não vamos desistir do Brasil, vamos continuar acreditando que este lugar um dia se livrará dessa gentalha e daí prá frente nos tornaremos um gigante em oportunidades e bem estar.
Comentário referente a notícia: Vitória nas eleições abre caminho para premiê do Japão implementar cortes de impostos-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
No Japão e EUA eles cortam impostos, Aqui o Taxad só aumenta, e reduz a produtividade, investindo no Assistencialismo, corrupção, burocracia , e direitos humanos para bandido, eles pensam que dinheiro dá em árvore, estou curioso pra saber, quanto tempo ainda vai demorar, para a economia ficar igual, à época do Sarnei, tomara que seja antes das eleições !
-
EDMILSON JOSE ZABOTT
PALOTINA - PR
Rossetto, está facil de resolver os problemas apresentados p vc no Brasil .
É só os cidadãos de bem sairem do armario , pensar que temos filhos netos e não podemos entregar p eles um monte de lixo.
Acorda Brasil.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Pois é Edmilson, eu ainda tenho a esperança, que o Brasil, ainda possa legar para nossos netos, o fórum da ilha grande, para que aquelas 2 ideologias, voltem a se reunir, e trocar ideias.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
-
Vladimir zacharias Indaiatuba - SP 07/02/2026 16:55
Na verdade a Argentina chegou a um acordo muito mais amplo com abertura reciproca quase total com o USA. Drástica redução de tarifas, acordo de cooperação tecnológica e tratamentos preferencias, etc.
Enquanto isso aqui no país da lorota ficamos com conversinha mole de país mais respeitado do mundo...
Comentário referente a notícia: Trump amplia importações de carne bovina da Argentina e deixa Brasil em alerta-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
O problema e' um idota que tomou conta do poder com artificios de malandragem----IDIOTA e' aquela pessoa que esta' com os fatos e as provas diante dos seus olhos e ele nao entende ou finge nao entender----Temos Cuba que depois 70 anos e' um fracasso total, porque o que ja' ensinou um chines o objetivo e' criar riquesa, enquanto a maneira de consegui -la passa a ser de menor importacia--Essa insistencia de conseguir o objetivo atravez do comunismo stalinista, arruinou a economia de varias naçoes latino americanas,,,Cuba/ Nicaragua/Colombia/Venezuela/Chile /Argentina e Brasil----No Brasil a esquerda montou uma estrutura politica de presidente,, congresso governadores prefeitos e vereadores que custa 120 bilhoes de reais por ano, que somados ao custo do judiciario de 135 bilhoes constituem uma bola de ferro que impede o Brasil de se desenvolver como as demais naçoes do mundo criando a cada ano uma divida sempre maior que nossos netos terao' que pagar
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
Existe um livro MANUAL DO PERFEITO IDIOTA LATINO AMERICANOI custa mais ou menos 70 reais, de Alvaro Vargas Llosa
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Será que o manual informa que, determinada instituição, que foi aparelhada pelo idiota, em matéria de limpeza, tem muita inveja, do poleiro da galinha.
-
CARLO MELONI
sao paulo - SP
-
Fabio Ricardi Luis Eduardo Magalhães - BA 06/02/2026 17:29
Fácil de resolver , só baixar os tributos para que a sonegação não ocorra , quando o crime compensa o homem sempre vai encontrar maneiras de agir. Vejo muitos sendo levados ao erro por causa dos nossos tributos. Como nação já passamos do limite em que o crime compensa a muito tempo.
Comentário referente a notícia: Fazenda vê brechas para ocultação de patrimônio em contas bancárias e pede ao BC aperto de regras -
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP 06/02/2026 16:31
Pobre Amapá, é o estado de maior índice de criminalidade do Brasil, e grande investidor do banco Master. Também pudera, só elegem políticos da extrema esquerda, assim como os rabos preso do Centrão
Comentário referente a notícia: PF apura possíveis irregularidades em previdência do Amapá em nova operação relacionada ao Master, dizem fontes-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Parece que esse povo do Norte Nordeste, só possui o Tico e o Teco, pois seus tataravos, avós, pais e filhos, a muitas decadas, só elegem políticos da extrema esquerda ( turma do molusco Mr. Squid) e dos rabo preso do Centrao. Até agora, sobrevivem das migalhas que o Sul é Centro Oeste mandam para eles. Porém muitos emigram para o sul, em busca de trabalho e melhores condições de vida seguindo o exemplo do descondenado, o qual é migrou para o sul quando era jovem. Contudo quando aqui chegou, continuou com aquele papinho furado, de pobre contra rico, lascando imposto e multas em quem trabalha, a fim de dar pra vagabundos e amigos do rei. E também a votar nas mesmas M* que infelicitam seu estado de origem. Sem falar na pauta identitária e promiscua da família. Penso eu que o objetivo do Nine da Lava Jato é o projeto, Venezuela Estado Narco Traficante.
Observação: Está crítica é somente para quem faz o L , e não para quem for conservador.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Eleitor do Amapá, é prêmio Nobel, em matéria de alienação eleitoral, vejam só seus últimos senadores, José Sarnei, Randolfe Rodrigues, Davi Alcolumbre , ( Este último o grande bloqueador de impeachement ) E ainda dificultou ao máximo a indicação do Bolsonaro, do juiz André Mendonça, ou seja, é o maior defensor do atual sistema Nefasto.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
Esse cantinho terrível, deveria mudar de nome, para Cuba do Sul.
-
Adilson Garcia Miranda
São Paulo - SP
-
Marcelo Costa Paracatu - MG 02/02/2026 11:16
Enviei uma proposta de pauta à redação do Notícias Agrícolas para que lancem uma enquete inédita pra aferir se o produtor rural toparia reduzir sua área de soja para a safra 2026/2027 em 5% como ferramenta de gestão de oferta, controle de estoques e recomposição de preços. Se funcionaria. Com o resultado os consultores debateriam as variáveis. Eu toparia.
-
Paulo Severo
Tupanciretã - RS
Caro Marcelo , poderia ser 10% até 15% pois a grande maioria das propriedades principalmente as grandes tem esses percentuais de Áreas que com os custos atuais e os preços atuais , essas parcelas não deixam lucro. Portanto a produção dessas Áreas tanto de milho como de soja só serve para pressionar ainda mais os preços.
-
Marcelo Costa
Paracatu - MG
Pois é! Imagine o impacto de grandes grupos anunciarem a pretensão de reduzir em tantos % a área plantada de soja, substituindo-a por outra cultura. Isso vale mesmo para os grupos de capital aberto, que devem satisfação a seus acionistas. O que não dá é para continuar plantando esse volume de soja e, depois, ficar brigando com os números, com compradores e com o governo, ou torcendo para que outra região ou país colha mal. Aliás, o produtor não tem feito outra coisa senão torcer. Planta e torce. Está amargurado e com raiva do mundo porque as coisas vão mal e não convergem a seu favor, mas a verdade é que tem ajudado a complicar a própria situação. Terceirizar a culpa é muito cômodo; é preciso ajudar a resolver o próprio problema. E no momento, segundo os especialistas, o problema é o 'tsunami' de soja no mundo. Portanto, a solução parece ser por aí. O Brasil não deixaria de liderar a produção mundial se plantasse um pouco menos — estrategicamente menos. Contudo, seria necessária união para que o recado fosse dado: 'Haverá menos soja!'. E que todos, de fato, plantassem menos. Do contrário, não adianta.
-
Éderson kappes
Uruçuí - PI
Poderiam extender também essa proposta para milho safrinha plantado fora da janela ideal de cada região. Pois nessas areas plantadas fora da janela ideal produzem somente para o custo, e as vezes nem isso, dessa forma só inflam o mercado com produto e consequentemente força a queda de preço!
-
Paulo Severo
Tupanciretã - RS
Excelente reflexão sobre o papel e o posicionamento do Eng. Agrônomo nesse novo cenário. Porém, eu faço aqui uma provocação sobre algo que muito me incomoda em nosso setor, que é justamente o da flexibilização sobre a escolha do produtor rural ter ou não um Eng. Agrônomo como responsável técnico na sua propriedade. Ora, se para vender remédio precisa de um Farmacêutico, para um exame de sangue precisa de um pedido médico (ou algum profissional da saúde), para um estabelecimento alimentícios você precisa ter um nutricionista, e etc., por que não devemos começar a cobrar que tenham Eng. Agrônomos para que o produtor tenha a possibilidade de comercializar seus produtos? Pense na seguinte situação, após o acordo comercial fica estabelecido diversas exigências, porém, os produtos são vendidos em lotes que são misturados nos armazéns. Quem garante a qualidade do produto final? quem garante que esse lote não será barrado na Europa por causa de um produtor que usou um insumo que não deveria? O Brasil precisa dar esse passo de credibilidade no mercado para garantir que seus produtores seguem as diretrizes ESG, e a meu ver, só é possível se tiver a OBRIGATORIEDADE de um responsável técnico para que esse produto possa ser comercializado sem menores prejuízos.