Fala Produtor

  • Romão Miranda Vidal Palmas - TO 05/08/2012 00:00

    Existe um ditado popular: "DEUS criou o planeta Terra uma vez e não pretende criar mais outro"... E então pergunto: Por quantos séculos os países como China, Japão, Vietnãn, Coréia do Sul e do Norte, além de todos os países europeus, estão há cultivar seus solos? Qual o grau de exaustão em que se encontram? Os solos japoneses não cheiram - fedem - de tanta matéria orgânica. Os solos europeus estão praticamente estéreis. Veja o caso da Alemanha, na Floresta Negra, que um dia cogitou em importar humus do Brasil. Os EEUU estão caminhando para o mesmo destino. Destruiram toda a sua biodiversidade. Milhares de búfalos foram mortos. Milhares de acres de florestas idem. O que restou? África? Quem sabe daqui a uns 300 anos. No momento o "player" é chamado de Brasil. E em se tratando do Brasil, o último grande "bang" é o Estado do Tocantins. Se o aumento de áreas para Matas Ciliares prejudica os agropecuaristas, e eu creio que sim, há de se buscar uma fórmula sustentável economicamente. Não seria o caso de replantar nativas de valor econômico? Hoje no Paraná há um déficit madeireiro, que só poderá ser atendido dentro de 25 anos. Se a indústria moveleira parar no tempo, só daqui um quarto de século terá a sua demanda atendida. A Europa tem no momento 27 milhões de hectares que estão sendo estudados para uma possível re-adaptção para a agropecuária. Nós, brasileiros, repito temos 140 milhões de has., que apresentam condições de produzir: arroz,feijão, milho, sorgo, milheto, soja, aveia, centeio, cevada, cambre, colza, girassol, trigo comum e trigo sarraceno, sem contar plantas para bio-energia. É o momento de usar o que temos falado: SEGURANÇA ALIMENTAR, não só no sentido fitossanitário, mas como IMPOSIÇÃO de condições econômicas e financeiras. Países como a Malásia, Cingapura, Coréia do Sul, Japão,China, produzem "chips eletrônicos" e todos os produtos de informática. Pergunto.Quem come chips, IAPOD e etc? Se nos orientarmos dentro das Ciências Agrárias, para a produção em 140 milhões de has. degradados, devidamente recuperados e obtivermos uma simples produção de 30 sacas por hectare de soja, imagine o que aconteceria com o Brasil.e com todas as Cadeias Produtivas que dependem desta oleaginosa???. Agora aplique em um "mix" de culturas e veremos que não se fará necessário abrir nenhum hectare a mais. É só manter o que temos e agregar aos que já existem. E a pecuária de corte como fica? É questão de planejamento. Nossos respeitos. (Médico Veterinário Romão Miranda Vidal).

    Comentário referente a notícia: [b]Sem sustentabilidade econômica não existe sustentabilidade ambiental[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=108958

    0
  • CARLOS ANTONIO ANATRIELLO Pirangi - SP 05/08/2012 00:00

    Concordo que o Brasil tem muito o que fazer sobre as áreas degradadas. Será que ninguém percebe que qualquer ação que "melhore mais ainda" a nossa capacidade de aumentar a produção por ha atinge diretamente a agricultura de outros países. Temos sim muitas culturas tecnificadas, plantio direto e muito exemplo de sustentabilidade que pode deixar muita gente preocupada lá fora. Tirar terras produtivas e trocar por matas para diminuir nossa capacidade é tudo o que eles querem. Todos concordamos que mata ciliar deve existir para a preservação das águas e conservação de lagos, rios e nascentes; mas construir uma reserva legal que é complicada de se fazer em termos de imitar a biodiversidade como era antes, tirando terras, onerando o produtor num país riquíssimo em matas, isso é uma piada. Infelizmente uma piada contada por alguns meios de comunicação, escolas, ONGs, ambientalistas, parlamentares ignorantes, algumas já furadas hipóteses cientificas, etc como sendo o Brasil o ultimo recurso de salvar um Planeta mal preservado por todos. Para isso fizeram dos produtores "BRASILEIROS" os maiores bandidos da humanidade, que, para não serem condenados, tem que pagar uma alta fiança. O maior problema está para os de 4,1 módulos até 5..., esses vão pagar mais que todos, podendo inviabilizar sua propriedade e muitos ainda não se deram conta disso.... Não quero dizer que não concordo com a lei tanto antiga como atual no que se diz em respeitar e preservar as Matas que hoje existem. Quem descumprir esses termos tem sim que ser punidos ao rigor da lei.

    Comentário referente a notícia: [b]Sem sustentabilidade econômica não existe sustentabilidade ambiental[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=108958

    0
  • Edmar Viana de Freitas Itabira - MG 05/08/2012 00:00

    Além das causas conhecidas de queimadas, existe aquela que surge nas margens das rodovias que são causadas pela fuligem incandescente que sai dos escapamentos dos ônibus e caminhões que se encontram com o motor desregulado. Vejam no Google "Queimadas no Brasil: Causa real nas rodovias"- Edmar- Itabira- MG

    Comentário referente a notícia: [b]Tempo seco e baixa umidade aumentam riscos de queimadas[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=108972

    0
  • Diogo Mendes vicentini Votuporanga - SP 04/08/2012 00:00

    Há muito tempo, quando as indústrias pleitearam empréstimos para plantar a laranja em alta escala, algumas boas cabeças percorreram os sindicatos propondo um movimento contrário junto ao governo. Já vislumbravam, naquela época, que a autosuficiencia seria o caos para os pequenos... Ninguém se mexeu... O resultado esta ai... Suco na merenda é lembrado há muito, quando os precos estao baixo, depois nada mais... Seria um abrandamento na crise do consumo, sem duvida. Quem lutará pelo produtor, fora ele mesmo? Nao esperem muito dos órgãos representativos que, em sua maioria, viraram uma dinastia. O mal de 99,99 pcto é sem duvida alguma a reeleição.

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA 03/08/2012 00:00

    Existem certos fenomenos no mercado que nos parecem esquisitos. Por ex: Quanto mais barato estiver os alimentos basicos menos os consumimos, porque em sobrando salário, somos tentados a consumir iguarias..., l logo, enquanto nos deliciamos com um camarão, filé de robalo, picanha arg, etc, deixamos os derivados de suino e aves, ou um simples bife bovino..Quando a crise aparece, voltamos aos ovos mexidos, frango, mortadela, salsicha, etc... Vejam, tudo derivado da duplinha soja-milho. Portanto, para baixar o consumo destes dois só se inventarem proteina derivada de petroleo...Bem, se for da PTbrás, seria mais cara.

    Comentário referente a notícia: [b]ENTREVISTA: Confira a entrevista com Flávio Oliveira - Operador de Mesa[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109124

    0
  • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG 03/08/2012 00:00

    Só para curiosidade: Neste momento, 20:17 horário de Brasília, vejam como estão as temperaturas do Corn Belt Americano:

    Sprinfield - 34 graus

    Waterloo(centro Iowa) - 32 graus

    Indiana - 33 graus

    Marion(Ohio) - 33 graus

    Kansas City - 34 graus

    Abraço.

    Comentário referente a notícia: [b]Depois de semana volátil, grãos fecham sexta-feira em alta[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109119

    0
  • CARLOS ANTONIO ANATRIELLO Pirangi - SP 03/08/2012 00:00

    Seria excelente para aumentar o consumo de citros a introducao do suco nas escolas..Alguns produtores ja' estão se planejando quanto a logística, adquirindo máquinas de extrair e empacotar suco. Minha opinião é que até agora as indústrias não colocaram o suco no mercado interno por serem também "donos" ou fornecerem laranja para algumas grandes indústrias de refrigerantes. Se o Brasil é umas das 3 economias que mais cresce no mundo, é inexplicável porque elas até agora não fizeram marketing, incentivaram e colocaram o suco aqui. O que todos sabemos é que elas compraram toda e qualquer industria de suco pequena que surgiu aqui, tomando conta até de alguns néctares de frutas de caixinha que surgiram ultimamente. Numa escola de um município citrícola muito conhecido, depois de seu prefeito fazer um minucioso estudo por parte de uma empresa especializada no assunto, colocou um suco de pacotinho nas suas escolas. Não é que "uma das grandes" deu o suco de graça para essas escolas! Eu só duvido que se o suco colocado nas merendas escolares não forem por conta das grandes indústrias esmagadoras, elas tomem alguma atitude no futuro alegando falta de matéria prima para eles nos anos de menos safra.

    Comentário referente a notícia: [b]ENTREVISTA: Confira a Reportagem sobre Citricultura[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109103

    0
  • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG 03/08/2012 00:00

    Dalzir, se nem a EMBRAPA/SUÍNOS faz o custo real, imagine o resto... Onde estão as associações e entidades que representem esse setor? Acorda Brasil.

    Comentário referente a notícia: [b]Reação no preço e pacote de ajuda aliviam setor da suinocultura[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109080

    0
  • Bertholdo Fernando Ullmann Patos de Minas - MG 03/08/2012 00:00

    Dalzir, só pra corregir: a safra de milho era estimada em 375 milhões no inicio. A Informa preve 262,55 ou seja, 30% de quebra já. Como você mesmo disse, deixa o tempo passar e os números da quebra vão aparecer. Segura o cinto no dia 10 de Agosto (relatório USDA)... um passarinho me disse que vai ter 3 dias de limite de alta. Abração.

    Comentário referente a notícia: [b]Informa reduz estimativas para produção e produtividade de soja e milho nos EUA[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109107

    0
  • CARLOS ANTONIO ANATRIELLO Pirangi - SP 03/08/2012 00:00

    Excelente matéria, Sr Glauber. Gosto de suas matérias e sugiro a você uma matéria que faça um levantamento do sumiço do jovem na agricultura. Sou citricultor e vejo que o maior entrave no futuro vai ser a mão de obra. Hoje quem trabalha em colheitas e serviços mais pesados são em média pessoas já com meia idade acima. Além da lei que não permite o jovem com menos de 18 anos na agricultura percebemos que qualquer jovem, independente da classe financeira, tem um incentivo primeiro dos pais e depois dos professores a "serem alguém na vida", isto é terem um diploma universitário. Isso afasta o jovem principalmente da zona rural, que hoje parece nem sequer conhecer a luz solar afastados desse "bicho papão" chamado agricultura

    Comentário referente a notícia: [b]Crime: empregar alguém mediante pagamento de salário[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=108904

    0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG 03/08/2012 00:00

    Estoque regulador decente, é o mais seguro. Tanto para garantir abastecimento quanto garantir preço ao produtor em época de baixa. Assim o Governo regula alta de preço e queda de preço. E evita este stress....

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Governo deve tomar medidas para garantir o abastecimento de milho para setor de carnes[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109050

    0
  • Dino Romulo Faccioni Brasilia - DF 03/08/2012 00:00

    Não seria LAVANDO WSKI? Pois parece que o homem quer lavar toda a sujeira do mensalão e todos os réus sairem limpinhos da SILVA.

    Comentário referente a notícia: [b]Quousque tandem, Lewandowski, abutere patientia nostra? Ou: Tribunal vai escolher entre a altivez e a humilhação[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109074

    0
  • Esio Nunes Vacaria - RS 03/08/2012 00:00

    Caros amigos do programa Marcas e Máquinas, peço se possivel continuarem a nos mandar estas belas entrevistas e novidades do mercado automotivo agrícola... como sou eletrecista (automotivo e agricola) é sempre bom saber sobre as novidades do MARCAS E MAQUINAS para pode conversar desses assuntos com os amigos e clientes agricultores... afinal estas maquinas estão cada vez mais eletronicas e no aqui vamos quebrando o galho dos agricultores que não querem gastar com as concessionarias.. aliás, deviamos ter um pouco mais de atenção das grandes empresas no intuito de deixar o cliente faceiro em saber que as maquinas podem ser cuidadas por nos onde eles contam com total confiança em arrumar suas maquinas... Affinal, o Sol nasceu para Todos.. este é meu pensamento.

    0
  • Edson Francisco Bassi Artur Nogueira - SP 03/08/2012 00:00

    Mas e agora??!!! as industrias vão comprar as variedades mais tardias neste preço minimo??? ou não isso é que o produtor precisa saber???, pois as indústrias hoje estao negociando a variedade pera pelo valor abaixo do minimo..., precisamos estar informados para poderrmos negociar com as indústrias... e até mesmo no mercado interno já que os preços praticados hoje no mercado in natura não passam de R$ 5,00 a caixa de 40,8Kg, muito pouco se comparado ao preço praticado no varejo que, em médi,a esta em R$ 1,00 o Kg...

    porque se o minimo não valer não vai adiantar de nada as medidas do preço minimo.

    Comentário referente a notícia: [b]CMN aprova preço mínimo de R$ 10,10 para a caixa de laranja[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=109070

    0
  • Romão Miranda Vidal Palmas - TO 03/08/2012 00:00

    Na realidade quem promoveu os maiores desastres ambientais e exauriu suas reservas telúricas, hoje passa a exigir de outros que não pratiquem ações nefastas de cunho ambiental por eles praticadas. Mas... nós estamos caminhando a passos largos para imitá-los. Hoje são 140.000.000,00 de hectares de areas e pastagens degradadas. Hoje com o Programa Agricultura Baixo Carbono -ABC- aliado à Integração Lavoura Pecuária, o Brasil pode e deve partir para a implantação de uma política Agro-Silvo-Pastoril, exigindo sim a contra-partida internacional, não só em termos financeiros compensatórios, mas em outros, como liberação de barreiras alfandegárias, fiscais, protecionistas, subsídiárias e de mercado. Ai sim a Sustentabilidade e a Economia, quem sabe, repito quem sabe, possam andar de mão dadas. Atenciosamente Médico Veterinário Romão Miranda Vidal

    Comentário referente a notícia: [b]Sem sustentabilidade econômica não existe sustentabilidade ambiental[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=108958

    0