Ao menos 40% da soja em Diamantino/MT está em condições ruins e parte das lavouras não vai nem ser plantada
Ao menos 40% da soja em Diamantino/MT está em condições ruins e parte das lavouras não vai nem ser plantada
![]()
As lavouras de soja em Diamantino no Mato Grosso estavam se desenvolvendo bem, mas após um período de 30 dias sem chuvas, ao menos 40% dos 420 mil hectares de soja são avaliados como em condições ruins.
O Presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT, Altemar Kroling, conta que o começo da safra foi bom, com chuvas possibilitando o plantio em setembro, mas depois a seca prejudicou as áreas e já retirou potencial produtivo.
Em sua propriedade, Kroling ressalta que se não chover até o próximo final de semana, 240 hectares que seriam de soja, deixarão de ser semeadas, deixando as áreas para o plantio do milho segunda safra em janeiro.
Olhando para a safrinha de 2024, a liderança também aponta que vai haver uma redução de, ao menos, 40% na área com milho em função dessas dificuldades com a soja. Os produtores que deixarem de plantar milho devem apostar em plantas de cobertura já pensando na soja 2024/25.
Confira a entrevista completa com o Presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT no vídeo.
1 comentário
Preços da soja têm semana de altas no Brasil com estímulo do dólar e comercialização avança
Preços da soja sobem no Brasil nesta 5ª feira com suporte da alta do dólar; negócios evoluem
Após máximas em duas semanas, preços da soja realizam lucros em Chicago nesta 5ª feira
Soja fecha mais uma sessão em alta na Bolsa de Chicago com estímulo dos rumores de compras da China nos EUA
Soja acompanha demais commodities e continua subindo em Chicago nesta 4ª feira
USDA informa nova venda de soja de mais de 260 mil t nesta 4ª (17)
Camilo LUCAS DO RIO VERDE - MT
Situação de todo o Mato grosso está dessa maneira , quebra geral da safra aqui já passa do 20% e se não chover urgente chuvas pesadas acima de 50mm a cada dia essas perdas só irão aumentar . Altas temperaturas , quase nada de chuva e soja derretendo sob o sol de quase 40 graus. Será que vai ter super safra ? Cadê a verdade? Não vendam soja , não caiam nessa conversa pra boi dormir.