Diamantino começa colheita do milho estimando perda de 50% na produtividade
Podcast
Diamantino começa colheita do milho estimando perda de 50% na produtividade
A colheita da segunda safra de milho está começando em Diamantino no Mato Grosso, avançando primeiro nas lavouras que foram semeadas mais cedo, sofreram menos com o clima e estão produzindo dentro do normal, ao redor das 100 sacas por hectare.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT, Altemar Kroling, nos próximos dias a colheita vai progredir para lavouras que sofreram mais com a falta de chuvas ao longo do ciclo e a perspectiva é que o município feche a safra com perdas de 50% na produtividade.
A liderança destaca que essa situação já está afetando a comercialização do cereal, já que cerca de metade da produção esperada estava negociada e alguns produtores já começam a procurar as empresas contratantes para renegociar contratos que não vão conseguir ser cumpridos.
Outro ponto de alerta levantado por Kroling é para o alto risco de incêndios nas lavouras. A recomendação da entidade é que não haja atividades de colheita em momentos de alta temperatura e baixa umidade, para evitar o fogo.
Já pensando na sequência das atividades, os produtores da região já estão recebendo os fertilizantes e já avançaram com as compras de sementes e demais insumos para a próxima safra de soja 2022/23.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT
0 comentário
Com queda de braço entre compradores e vendedores, semana se encerra com poucas movimentações para o milho no Brasil
Colheita de milho em MT avança para 20,9% da área, supera ritmo de 2025, diz Imea
Preço do milho recua nos últimos cinco anos, enquanto custos de produção avançam e pressionam rentabilidade do produtor
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e vê queda anual
Colheita do milho vai se intensificar em julho e preços devem sentir a pressão no mercado brasileiro
Mato Grosso acelera colheita do milho, mas alta dos custos em 14% exige cautela na próxima safra