Onda de frio deixa um morto e mais de 4 milhões sem energia no Texas

Por Maria Caspani
(Reuters) - Ao menos uma pessoa morreu e mais de 4 milhões ficaram sem energia no Texas após uma rara onda de frio ter forçado a operadora de eletricidade do Estado norte-americano a impor blackouts rotativos devido à maior demanda por energia.
Acredita-se que a causa da morte tenha sido exposição a "temperaturas extremamente baixas", disse no Twitter o chefe de polícia de Houston, Art Acevedo.
O site PowerOutage.us, que acompanha a falta de energia, disse que 4.113.701 clientes no Texas estavam sem energia às 2h05 (4h05, horário de Brasília) de terça-feira.
A onda de frio que varre o Texas chegou à parte norte do México também, onde autoridades disseram que 4,7 milhões de usuários ficaram sem energia na segunda-feira cedo. Por volta do meio-dia o serviço havia sido retomado para quase 2,6 milhões delas.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou emergência na segunda-feira, destravando assistência federal ao Texas, onde as temperaturas variaram de -2 a -22 graus Celsius.
0 comentário
Previsão do tempo: ciclone aumenta temporais no Sul e muda o tempo no fim de semana 27 e 28/06/2025
Inmet: Fim de semana será marcado por tempestades no Norte, calor no interior do país e volta das chuvas à região Sul
Chuvas travam colheita no Sul de Minas, derrubam qualidade do café e elevam custos para produtores
Japão se prepara para duas tempestades; chuvas torrenciais paralisam partes de Taiwan
Nova frente fria muda o tempo no Sul, enquanto calor e tempo seco avançam pelo interior do Brasil
Previsão do temp opara o norte do país