Argentina: governo reduz tributação sobre exportação de soja de 33% para 30% em outubro

O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, anunciou ontem à noite (01) que o país reduzirá os tributos sobre exportações de soja, chamados de "retenciones", de 33% para 30% em outubro. "Hoje anunciamos um conjunto de medidas que têm a ver com a trajetória da gestão macroeconômica e com a promoção de setores-chave para o desenvolvimento de bens exportáveis", declarou Guzmán em uma coletiva de imprensa, ressaltando que o pacote tem o objetivo de apoiar a economia argentina em meio à crise gerada pela pandemia de covid-19.
De acordo com o ministro, a tributação sobre a exportação de soja retornará gradualmente para 33% até janeiro de 2021. "Estamos anunciando essas medidas para impulsionar as exportações", afirmou Guzmán. O governo argentino também criará, segundo Guzmán, um programa de "compensação e estímulos" para pequenos produtores de grãos de soja.
O ministro informou, ainda, que o pacote inclui medidas para o setor industrial, para incentivar a produção com alto valor agregado e fomentar a indústria argentina e o emprego. A tributação sobre exportação de bens finais industriais será reduzida a 0% e os tributos sobre insumos elaborados industriais cairão para 3%. No caso da indústria automobilística, afirmou Guzmán, a alíquota zerada só vale para exportações para fora do Mercosul.
0 comentário
Prêmios de mais de 100 pts e alta de quase 2% em Chicago puxam preços e negócios com a soja no Brasil
Dados de exportações do USDA mostram início do programa de compras de soja na China e Chicago sobe
Soja opera em leve alta na Bolsa de Chicago nesta 5ª com suporte do farelo e atenção ao clima nos EUA
Preços da soja caem em Chicago, mas alta do dólar mantém equilíbrio no mercado brasileiro
Soja busca sustentação em Chicago nesta 4ª, com suporte do farelo, de olho no clima e no cenário externo
Soja em Chicago e dólar sobem nesta 3ª feira, mas preços no BR ainda são limitados por alta disponibilidade