Dólar supera os R$ 6,20 e reflete combinação de preocupações internas e externas, com quase 2% de alta
![]()
A disparada do dólar continua nesta quarta-feira (18) e a moeda americana já volta a trabalhar na casa dos R$ 6,20 na tarde de hoje, com ganhos de mais de 1,5%. A alta se dá, desta vez, não só por fatores internos e com ganhos da divisa frente ao real, mas também para o dólar index, com ganhos frente a uma cesta de outras moedas.
O movimento - que vinha sendo motivado por expectativas e preocupações em torno do cenário fiscal do Brasil e da decisão do Federal Reserve sobre os juros nos EUA - ganhou ainda mais intensidade diante da notícia do subsecretário da Dívida Pública, Otávio Ladeira, que assumirá um cargo na ONU (Organização das Nações Unidas).
"O dólar trabalha em alta, refletindo a reação do mercado às alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A flexibilização na meta fiscal, que agora permite um déficit de até R$ 30 bilhões, gerou preocupação sobre a condução das contas públicas e deverá ser votada ainda hoje", afirma a especialista da Royal Rural, Marta Guimarães.
Além disso, Marta afirma ainda que a saída de Ladeira continua a ser monitorada pelo mercado. "Ladeira, reconhecido por sua habilidade na gestão da dívida e interlocução com o mercado, deixa uma lacuna significativa. Sua saída é percebida como um enfraquecimento na gestão da dívida pública, aumentando a pressão sobre os mercados e alimentando temores quanto à sustentabilidade fiscal do país", diz a analista.
1 comentário
Governo tem reuniões semanais com autoridades dos EUA sobre tarifaço, diz Márcio Rosa
Dólar sobe para R$5,20 em dia de alta global da moeda norte-americana
Economistas preveem que El Niño elevará a inflação no Brasil, mostra consulta do BC
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$8,196 bilhões em junho até dia 19, diz BC
ANP vê queda paulatina nos preços internos de combustíveis após acordo entre EUA e Irã
Expectativa de juros altos nos EUA impulsiona dolár e câmbio no Brasil fica acima de R$5,20
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Na realidade, o que está acontecendo é que temos um governo completamente atrapalhado e sem capacidade de diálogo com o mercado. E isto está deixando o pobre mais pobre. Cuidado com o seu próximo voto, ELEITOR/CONTRIBUINTE!