Comissão debate exploração de petróleo e gás natural na margem equatorial do rio Amazonas
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (14) sobre a exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial, área que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.
O Ministério de Minas e Energia afirma que a exploração petrolífera nessa área é essencial para manter a produção brasileira, que tem tendência de queda a partir de 2029.
A Petrobras pediu autorização ao Ibama para fazer testes de exploração de petróleo e gás em uma área a 500 km da foz do rio Amazonas. O pedido foi negado; porém, novo pedido foi feito e o Ibama anunciou que vai analisar a demanda.
"A ampliação e até mesmo a manutenção dos níveis de produção de petróleo e gás natural dependem de novas descobertas, porquanto os campos de petróleo apresentam declínio natural de produção. Para que isso aconteça, é necessária a realização de investimentos em exploração de petróleo e gás natural", diz o deputado Rodrigo de Castro (União-MG), autor do pedido para a realização do debate.
Foram convidados, entre outros:
- o diretor do Departamento de Políticas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Rafael Bastos;
- a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Christine de Santana Araújo; e
- o gerente-geral de Ativos Exploratórios da Petrobras, Rogério Soares Cunha.
A audiência pública será realizada às 10 horas no plenário 14.
0 comentário
Petróleo sobe 2% após navio cargueiro ser atingido perto de Omã
Brent fecha no menor patamar desde antes do início da guerra no Irã
Diesel S-10 registra queda semanal de 0,4% nos postos do Brasil, diz Ticket Log
Petróleo cai mais de 3% após EUA e Irã indicarem redução nos riscos de abastecimento
Iraque planeja restaurar produção de petróleo a níveis pré-conflito
Brent sobe após Vance alertar Israel contra quebra do cessar-fogo