Mato Grosso do Sul movimenta mais de US$ 2 bilhões em exportação de grãos no primeiro semestre
O primeiro semestre de 2023 encerrou com um volume de 5,75 milhões toneladas de grãos sul-mato-grossenses exportados, movimentando US$ 2,7 bilhões. O maior volume comercializado foi de soja, com 4,45 mi de toneladas, seguido do milho, com 1,3 de mi toneladas. Os números foram apurados pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS.
Neste ano, a soma da comercialização da oleaginosa e do cereal apresentou incremento de 194% em volume e 123% em valor monetário, quando comparado com o primeiro semestre do ano anterior.
Os maiores compradores de soja foram a China, com mais de 3 bi de toneladas, equivalente a US$ 1,6 bi e a Argentina, com importação de 985 mi de toneladas, correspondente a US$ 514 milhões de dólares.
Já os grãos de milho tiveram como destino o Japão, Vietnã, Coreia Do Sul, Taiwan, Irã, China e Malásia, responsáveis por adquirirem juntos, cerca de 90% do volume comercializado.
Detalhes sobre a movimentação do mês de junho podem ser obtidos no Boletim de Exportação.
0 comentário
Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul