Transportadores de grãos da Argentina pedem greve em meio à escassez de combustível
![]()
BUENOS AIRES (Reuters) – Líderes do principal sindicato de transportadores da Argentina disseram na segunda-feira que vão convocar uma greve nacional para exigir um aumento nas taxas de frete de grãos, em meio a tensões causadas pelos custos mais altos de combustível.
A federação nacional de transportes (Fe.Tr.A) está exigindo que o governo aumente as tarifas sobre os produtores de grãos para refletir os custos mais altos de combustível.
“Para evitar mais danos à economia de seus membros, (Fe.Tr.A) pede uma paralisação nacional das atividades a partir de segunda-feira, 11 de abril, às 00h00 (horário local) até que uma resposta seja encontrada”, disse a federação em um comunicado.
Perto de 86% do transporte de soja para os portos argentinos é feito por caminhões, 13% por trens e o restante 1% por navios.
Os produtores agrícolas do país sul-americano manifestaram preocupação com a falta de combustível em diferentes áreas de produção, em época de safra de soja e milho, as duas principais culturas da Argentina, um grande exportador mundial de grãos.
(Reportagem de Jorge Otaola; reportagem adicional de Maximilian Heath)
0 comentário
Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul