Cecafé: Ministério do Meio Ambiente alinha posicionamento para COP26
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, na terça-feira (31), de reunião de alinhamento com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e demais entidades do agronegócio brasileiro para auxiliar o governo federal na preparação do posicionamento para a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26).
Para Marcos Matos, diretor geral do Cecafé, é importante essa postura governamental de ouvir o setor privado e criar sinergia para estruturar uma posição consensual. “Esse trabalho conjunto permitirá que seja estruturada uma apresentação de Brasil que vá ao encontro dos anseios de nossos parceiros internacionais, permitindo que as portas fiquem abertas aos produtos nacionais”, comenta.
De acordo com ele, o Cecafé vem contribuindo com apresentações referentes a todo o processo de sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que está alinhado com as agendas internacionais de países como Estados Unidos, China, além da União Europeia.
“Expomos a iniciativa da atividade cafeeira para servir de case ao desenvolvimento da agricultura mundial, com base em inovação e pesquisa. Merecem destaque nosso ‘Projeto Carbono’, em desenvolvimento, que visa mensurar o balanço líquido das emissões de gases de efeito estufa, com foco na economia de baixo carbono, e as ações da ‘Agenda ESG’ do Cecafé, as quais estão completamente alinhadas às tendências do comércio global, que se consolidam paulatinamente com programas e políticas europeus, dos EUA e da China com foco na redução das emissões de GEE”, conclui.
0 comentário
Café fecha em baixa com avanço da colheita e realização de lucros nas bolsas
Café opera em baixa nesta 2ª feira com avanço da colheita, mas clima segue no radar do mercado
Abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2026
Entre colheita e clima, café começa a semana no vermelho
Robusta recua em Londres em sessão marcada por feriado nos EUA
Expocacer mira novos mercados e aposta em safra maior no Cerrado Mineiro