Guatemala deixa a Organização Internacional do Café

A Guatemala decidiu deixar a Organização Internacional do Café (OIC) a partir da próxima safra. Comunicado foi feito pelo governo do país na semana passada, por conta dos preços baixos que tornaram os lucros escassos para os pequenos agricultores.
"A OIC não ajudou a lidar adequadamente com a crise internacional de preços enfrentada pelos países produtores", afirmou o governo guatemalteco.
Em resposta aos relatórios divulgados sobre a decisão do país da América Central de deixar o grupo, a OIC apontou que não era um órgão regulador do mercado e convidou a Guatemala a permanecer na organização e trabalhar ao lado dos outros membros.
A OIC é um grupo de comércio de café com sede em Londres que compila dados de seus 49 países membros e hospeda fóruns do setor. A Guatemala afirma que os preços atuais não se alinham ao valor do café.
"Em muitos casos, eles não cobrem os custos de produção, gerando perdas que afetaram severamente as condições de vida das famílias de produtores", afirmou o comunicado do governo.
As exportações de café da Guatemala na safra anterior, que ocorre de outubro a setembro, arrecadaram US$ 663,62 milhões. Na atual safra, até meados de junho, as exportações geraram US$ 467,02 milhões.
0 comentário
Preço do café se mantém estável no Vietnã em mercado lento; safra na Indonésia pode cair
Café abre a 5ª feira com mercado atento à colheita e ao ritmo da oferta brasileira
Café fecha em alta com suporte da colheita mais lenta e preocupação com a oferta
Agricultores familiares triplicam renda com investimento em torrefação e venda direta de café em Minas Gerais
Café amplia ganhos e inicia sessão desta quarta-feira em alta nas bolsas
Clima volta a pautar o mercado e café avança nesta terça-feira(23)